Saúde do Aparelho Digestivo
A importância da nutrição
O alimento que seu cão ou gato consome tem um importante papel em sua saúde global e em seu bem-estar. Uma dieta nutritiva e equilibrada é essencial para que seu melhor amigo tenha um estilo de vida ativo e saudável.
Quando seu animal apresenta algum transtorno digestivo, é ainda mais importante que ele consuma o alimento correto. Este livreto explica como a nutrição pode ajudar.
Assuntos abordados:
- Sintomas dos distúrbios digestivos
- Tipos c causas dos distúrbios digestivos
- Alimentos que podem ajudar
O que são distúrbios digestivos?
Será que meu animal tem algum distúrbio digestivo?
Os sintomas mais comuns de distúrbios digestivos são fezes amolecidas ou diarréia. Você também poderá observar algum dos seguintes sintomas:
Há muitos tipos diferentes de distúrbios digestivos, e as causas podem variar de simples ingestão de algo inadequado a alergias alimentares, infecções ou a ausência de enzimas digestivas. Algumas raças caninas, como do Dogue Alemão, o Pastor Alemão, o Golden Retriever e o Collie, são mais propensos a determinados tipos de transtornos digestivos. Seu veterinário solicitara exames para descobrir a causa exata do problema. Entre os distúrbios comumente diagnosticados, podemos citar:
Gastroenterite aguda
É a inflamação do trato digestivo, geralmente de breve duração, causada pela digestão de alimento estragado ou substancias tóxicas.
Colite
Mais comum entre animais com menos de 5 anos, consiste na inflamação do intestino grosso, o que resulta na emissão frequente e dolorosa de fezes. As diarréias geralmente contem muco de sangue.
Constipação (prisão de ventre)
Possui varias causas, entre as quais a falta de atividade física e a ingestão de materiais indigestíveis, como osso.
Insuficiência pancreática exócrina
Esta doença e caracterizada pela perda de peso, aumento do apetite e produção volumosa de fezes amolecidas.
Má absorção do intestino delgado
A inflamação do intestino delgado prejudica a absorção de nutrientes, perda de peso e de apetite.
0 comentários: